terça-feira, março 17, 2009

Tudo passa, mas ao lado!

Confesso que nunca entrei em "discussão" em qualquer blogue que exista. Mais, já tentei criar um e as minhas tentativas sairam goradas. Finalmente encontrei um blogue onde acho que poderei dar azo a algum sentido critico a propósito desta nossa terrinha. Sim nossa, pois já me considero como parte integrante desta freguesia onde tudo passa mas ao lado.

Quero desde já felicitar o meu amigo por ter criado este blogue onde qualquer pessoa no anonimato ou não, poderá dar largas à sua criatividade e espirito critico. É então nesta base que me proponho hoje, e sempre que o tempo e a ocasião o permitam, contribuir para que o mesmo seja dotado de novas ideias, debates e noticias.

Como toda a gente sabe a origem da palavra Valezim é proveniente do termo latino Vellcinus, que significa pequeno vale. Pequeno mas dotado de pessoas e supostos líderes que querem o bem do mesmo. Sim, supostamente parece que o querem mas, como diz o amigo Tó-Zé "Gato" a vontade não parece ser muita pois até num simples blogue, local de debate de ideias a actividade é diminuta. Contudo amigo, a distância que por vezes separa o valesinense da terra dá origem a que seja mais fácil enviar mensagens de que nada se faz por aqui do que debater as ideias quando se visita a terrinha. No entanto concordo com a opinião de que ninguém, incluindo a juventude quer gastar tempo com estas coisas de debates sejam eles feitos por esta via ou outra.

É um facto. Mas eu pergunto: valerá a pena querer saber da religião, da politica e outros assuntos que exigem raciocinios mais elaborados nesta terra?

É minha opinião que não. E, não estou a ser negativista. Veja-se por exemplo: a comissão da igreja pelo que se ouve por aí, anda dividida (aliás até houve bons lideres nesta que renunciaram a mais um possivel mandato). Porque será? Será grave? O elenco da Junta parece que também não se candidata. Porque será? Bem, quanto a esta última não me pareceria mal pois, pese embora sejam pessoas sérias não temos visto obras de vulto neste mandato. Mas, mais uns euritos a mais no orçamento e, com a crise que estamos a atravessar dão sempre jeito. A propósito desta última são precisamente 22h e ainda não temos água! Sim água!!! É de facto necessário efectuar limpeza ao depósito mas, será que desde as 17h até agora o mesmo ainda não tenha acumulado 10 ou 15 m3 do precioso liquido?

Hoje até a água nos passou ao lado! Já para não falar no Centro de dia e na Etar.

E o protocolo com a C.M. Seia e esta junta de freguesia sobre os viveiros?

Não temos o Magalhães como o Sócrates mas temos jardins...

Assim vai o País e Valezim.

Tudo nos passa ao lado!



Saudações.

4 comentários:

António Brito disse...

Caro amigo Zeca,
quem me conhece sabe bem que numa fugi ao debate de ideias, nem nunca me esquivei de contribuir naquilo que posso. Não envio recados, nem digo que nada se faz, apenas tento alertar para determinadas situações e fomentar o debate. Se alguém fica incomodado, pois ainda bem, todos nós somos acomodados de mais.

Zeca Romano disse...

Amigo, não foi minha intenção ferir a tua susceptibilidade ou de mais alguém. A critica é o preço de se estar na praça pública e, tenho pena de que os que aqui habitam se juntem aos Domingos no CREV para apenas criticar fazendo lembrar os tempos do Sr. Castelo Branco onde a subserviência se fazia sentir.
Ainda há quem se julgue nesse tempo! Deixo um desafio: vamos organizar debates. Porque não utilizar o Pictus para efectuar "tertúlias"?

Um abraço, amigo.

Anónimo disse...

Não sei que vos diga!!

Assim como vocês eu gostaria de contribuir mais para o desenvolvimento deste blog, mas... o meu problema é mesmo escassez de ideias!

Vou tentar fazer o meu melhor!

Joana disse...

Eu lanço outro desafio!
Um desafio de auto-interrogação!

O que é que eu já fiz para que coisas sejam melhores em Valezim?

Com o que é que eu já contribui?