quinta-feira, setembro 03, 2009

As Alminhas de Valezim


Ao recordar o tempo em que passava pelas Alminhas e tinha que rezar uma Avé-Maria e um Pai Nosso sem saber muito bem qual o motivo, e levada também pelo facto de existirem alguns desses pequenos monumentos em Valezim, decidi fazer uma pequena pesquisa sobre o que de facto são as Alminhas e o seu significado.





Embora já os os Gregos, os Celtas, os Romanos erguessem pequenos monumentos junto dos caminhos e encruzilhadas, com o objectivo de proteger os viajantes, as Alminhas como hoje as conhecemos surgem no seculo XVI, após a Igreja reafirmar dogmaticamente a existência do Purgatório, facto que despertou nos cristãos diversas manifestações de fé com vista à salvação das almas em sofrimento: orações, missas, esmolas, etc...

Adquirem formas diferentes conforme a região e os materiais existentes, indo desde a mais simples cova escavada nas rochas aos belos trabalhos com rigor e beleza, que abrigam pinturas e painés de azulejos que retratam o Purgatório, representado por uma fogueira e pelas almas pecadoras que, envoltas em chamas, erguem as mãos suplicando clemência a Jesus Cristo Crucificado, a Virgem Maria, o Espírito Santo em forma de Pomba, etc, e pedem também às pessoas que por ali passam que rezem por elas.


"Ó ALMAS PIEDOSAS
QUE IDES PASSANDO,
LEMBRAI-VOS DE NÓS
QUE ESTAMOS PENANDO"

"Ó BOM JESUS, PELOS MÉRITOS DA VOSSA PAIXÃO
E MORTE NA CRUZ TENDE PIEDADE DE NÓS
E DAS BENDITAS ALMAS DO PURGATÓRIO"


Estes humildes monumentos são uma das expressões da arte popular portuguesa que mostram a religiosidade do nosso povo - são pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração, com maior implantação no Norte e Centro de Portugal.
Erguidos em caminhos, encruzilhadas, pontes e nas entradas e saidas das povoações e por vezes nas frontarias de casas, as Alminhas eram respeitadas e veneradas por todos quantos por elas passavam.






Ficam imagens de dois desses singelos monumentos existentes de Valezim,
que mesmo o estado de conservação dos paines de azulejos não sendo o melhor, o que é de lamentar, têm algum valor cultural e religioso para a nossa terra.
As primeiras são das Alminhas da Calçada de São Domingos e as segundas das Alminhas da Rua da Escola. Existem outras no antigo caminho para a Lapa dos Dinheiros.

2 comentários:

Pedro Marques disse...

é pena estarem em mau estado

Unknown disse...

Lembro-me muito bem de quando era criança e passava pelas alminhas que estao ao pe do moinho, parava e dava um beijo, olhava fixamente e tentava perceber o seu significado e o que estava escrito que é imperceptível devido ao seu estado de degradaçao (infelizmente). gostei de ler

cumprimentos a todos os valezinenses