quarta-feira, maio 06, 2009

Ecopontos




O que são ecopontos?
Os ecopontos são contentores diversificados (vidrão, embalão, papelão e pilhão) para a recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos (RSU) para posterior reciclagem.



Pois é!!

Numa altura em que tanto se fala em REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR para bem do ambiente (e não só!!) e consequentemente de nós próprios, em Valezim em vez de se aproximarem os ecopontos da população, ou a população dos ecopontos, afastam-se!

Ou seja, deslocalizaram os ecopontos que estavam na Praça da Igreja (escapou o pilhão), que é a área com maior densidade populacional, para o largo da piscina - uma zona desertificada!

Será que a deslocalização, dita inicialmente como sendo provisória (embora com quase 5 meses), passará a definitiva?


Parabens pela escolha!!




8 comentários:

António Brito disse...

Diria mais: parabéns pela escolha! não sei quem foi a cabecinha pensadora, mas certamente alguém inteligente... Nada de mais, pedir às pessoas para levar o lixo reciclável até à piscina. Já agora que está a chegar o verão aproveitam e dão um mergulho... E que tal coloca-los em Seia? Aí os senhores da reciclagem nem precisavam deslocar-se a Valezim para levar o lixo nos seus enormes camiões. Será preciso alguém explicar a estes senhores, que não nos estão a fazer favor nenhum?

Zeca Romano disse...

Que fazem os nossos representantes?

Pedro Marques disse...

estou de acordo do que disse o Sr antónio Brito, já tinha dado conta da falta dos ecopontos, pensei que eram para ser substituidos por uns novos, sobre desta noticia por este meio, e pena não aparecer gente com ideias brilhante e não ideias como este que podemos de chamar quem teve a ideia "idiota"

Joana disse...

So para rectificar...

Os ditos ecopontos já sofreram nova deslocalização, mas infelizmente não foi para serem devolvidos ao local de origem!

Agora encontram-se no largo dos Bombeiros!

Qual será o proximo local?

Aceitam-se apostas! ;-)

António Brito disse...

Ainda relativamente a este assunto, e além de estarmos à espera que outros façam por nós:
Algum morador, já apresentou queixa relativamente a esta situação? à CESPA reposável pela recolha, à Camara responsável pelo serviço? à junta, interlocutor priveligiado?
No Montijo, por exemplo, os serviços camarários funcionam!

Joana disse...

Ontem enviei um email para o Planalto Beirão - entidade responsavel pela gestão dos residuos sólidos, da qual faz parte o Concelho de Seia, expondo a situação e procurando explicações para o mesmo.

Até agora ainda não tive resposta.

Muito sinceramente nem espero obter.... mas fica a tentativa!

SERRANO disse...

A Praça de Valezim, tratando-se da ''sala de visita'' da nissa terra nunca poderá ser o local indicado para esses ''adornos'' muitas das vezes a transbordar de lixo.
Infelizmente, pelo que já ouvi e li, a remoção (parcial) destes não se ficou a dever a questões estéticas mas tão só à dificuldade de acesso do carro do lixo por problemas de o estacionamento na rua não estar devidamente regulamentado. É pena.
É também pena que quando se reconstruiu o muro da igreja não se tivesse previsto um local encastrado para a sua colocação, e até porque não a construção de uns sanitários públicos que tanta falta fazem em Valezim.
para se manterem os ecopontos na Praça há que criar condições de acessibilidade e de uma melhor enquadramento no local, por exemplo enterrando-os como se vê em tantos locaisonde se pretende preservar o ambiente! É evidente que isto passa por ter ecopontos suficientes (noutros locais) para evitar o mau aspecto tantas vezes já presenciado localmente de caixotes a transbordar ou mesmo com lixo encostado aos mesmos por falta de espaço.

Joana disse...

O que pretendi 'denunciar' com este post foi a contradição existente entre a localização dos eco-pontos, e o objectivo de levar a população a adoptar certos comportamentos como sendo o da separação dos residuos sólidos.

Quanto mais longe da população mais dificil será incutir determinadas ideias.

Já quanto à estetica dos mesmos - concordo com o Serrano! Porque não inovar um bocadinho - 'contentores sub-terraneos' - Optima ideia!

Relativamenete ao email que havia mandando para o Planalto Beirão na esperança de obter alguma explicação para o sucedido, até hoje não tive qualquer resposta - como já era esperado!

Se o problema está na dificuldade de acesso aos eco-pontos com o camião utilizado, porque não utilizar camiões mais pequenos?

Camiões mais pequenos não é vantajoso financeiramente pois obrigaria a mais deslocações à Central de Residuos, durante todo o processo de recolha!

Conclui-se daqui que o objectivo é o lucro e não somente o ambiente como é apregoado!