quarta-feira, novembro 18, 2009

S. Martinho - Tocar os chocalhos


As tradições estão a renascer!

Este ano, em vesperas de S. Martinho, voltaram-se a ouvir os chocalhos pelas ruas da freguesia cujo objectivo foi manter viva a tradição da nossa aldeia.

É gratificante ver várias gerações envolvidas em acções que fazem parte da nossa cultura e identidade.
Fica o apelo para a maior participação da população nestes eventos, para que estas não caiam no esquecimento.




Fotos cedidas por André Gingeira

4 comentários:

Anónimo disse...

Aqui deixo os parabéms aosque estao nas Fotos ,pois é mutivo de Orgulho ve-las !! Costumes e tradicões da Nossa Terra Serrana e fria, mas que nos aquece com o renascer saudoso destes costumes do nosso povo Valezimnence e da juventude deste Século 21 pois Fas-me recordar os meus Anos 30 da minha mocidade,Parabéms uma vez mais a todosVosso Conterranioem terras Germanicas .J R Lopes

carla disse...

tenho pena de nao ter sabido a tempo porque tambem teria ido, a menos que tenha sido o renascer da tradiçao meramente "masculina" a julgar pelas fotos

LUIZ MENDES - BRASIL disse...

Achei interessante o assunto sobre os chocalhos,meu avô falava disso para mim.
Sou bisneto do Sr. Luiz Rodrigues Mendes moro em Belém do Pará - Brasil. Gostaria de mandar umas fotos de uma igreja que meu bisavo construiu na vila onde se fixou quando veio de portugal. É uma réplica da igreja de N. Sa. da Saúde em Valezim. Como faço para publicar no www.valezim.com. ou posso fazer um escrito sobre minmha familia que tem origem nessa cidade que amo, em seu blog.

Samuel Rebelo disse...

Carla achei o teu comentário pertinente, pois a minha opinião é coincidente com a tua. A masculinidade em Valezim está em força em todas as organizações,só ainda não compreendi o porquê,se são os homens que têm receio de enfrentar as suas capacidades e não as convidam para participar por poderem sentir-se humilhados, ou se são elas que estão indisponiveis por ainda viverem no tempo do parece mal. Deixo a "provocação", no sentido de poder ainda ver as mulheres valezinenses, a dar o seu contributo para esta aldeia magnifica, património de todos nós e que bem precisa da opinião femenina. Estamos em democracia usem e exponham as vossas ideias com determinação, se não vos convidam apareçam e não marquem só presença falem.