Tenho reparado que muitas pessoas não sabem o que é e alguns nem tão pouco onde fica. Não querendo entrar em politiquices, nem discutir os números relacionados com o investimento em causa, de uma coisa estou eu seguro: cidades como a de Seia agarradas ao fardo da interioridade, ou fazem investimentos em infra-estruturas que as tornem diferenciadoras ou ficaram irremediavelmente condenadas ao abandono e à desertificação. Sempre tivemos um recurso natural tão rico como é a Serra da Estrela, faz todo o sentido que em seu nome se avance com um projecto ambicioso como este. O CISE é por si só uma infra-estrutura de qualidade que pode sem duvida ajudar a dinamizar quem aí habita, bem como atrair visitantes, assim o saibam administrar.
A todos que ainda não conhecem aconselho uma visita (fica ao lado do centro de Saúde), ou então uma espreitadela ao site www.cise-seia.org.pt
Fica ainda o alerta para todo um conjunto de actividades que o CISE realiza ao longo do ano. As próximas terão lugar ainda este mês de Novembro:
[8 e 9] - Curso de Iniciação à Identificação de Macrofungos;
[15] - Saída de Campo para Observação de Cogumelos;
[ 23] - Sementeira e plantação de áreas ardidas e/ou desflorestadas.
Um blog para todos os Valezinenses, em particular, particularmente para portugueses em geral e habitantes do planeta terra na generalidade, basta que saibam onde fica Valezim... Sentes-te Valesinense? vives no mundo? envia o teu comentário!Vamos fazer este blog num local de partilha de ideias e de opiniões. Obviamente, é reservado ao administrador do blog o direito de publicar ou retirar os comentários, desde que o seu conteúdo não seja o mais adequado ou atente contra a dignidade das pessoas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
5 comentários:
Foi com especial agrado que, encontrei este blog tão especial.
É interessante saber algo da terra que nos deu origem.
Essa Valezim, foi em tempos a localidade do meu tetravô "Manuel de Brito", que por razões profissionais, deslocou-se para a zona da Cova da Beira, Paúl, Barroca Grande e ali fez e criou raízes laborando como carvoeiro.
O curioso, e, deveria ser habitual nesse tempo, os registos pessoais de quem para ali se deslocava e se registrava, era assentado o seu nome com o da terra de origem, neste caso o senhor ficou como sendo Manuel de Brito de Valezim, tendo os seus descendentes adoptado o novo apelido.
Assim, na zona do Paul (Covilhã) surgiu uma nova família, cujo apelido todos guardam com o devido orgulho.
Desculpem se este comentário foi inopinado, mas não podia deixar de o fazer.
Atenciosamente.
Pedro Ferreira Valezim
Foi também com especial agrado, que registo a primeira participação de um Valesinense que embora não tenha nascido em Valezim, tem lá as suas origens, e mais que nós que lá nascemos, tem Valezim no nome.
Uma simples busca na internet permite-nos perceber que há muitas pessoas por esse mundo fora com o nome Valezim, nomeadamente na sua zona. Quer queiram quer não, fazem ecoar o nome da nossa terra por esse mundo fora, assim o saibam honrar...
o meu bisavô também se chamava Luís de Brito, com sorte ainda teremos raízes comuns. Uma temos de certeza: Valezim.
Tenha sempre orgulho do seu nome, e felicidades.
António Brito
Há meses que os Valezinenses não dão noticias da Terra no seu Blog, gostava de saber porquê? Não sou de Valezim, mas tenho lá Familia e gosto da Terra,
Gostava de saber o que se passa com o Blog de Valezim? Há vários Meses que não dá sinal de vida! Fechou, ou não há notícias? se não Há noticias, pelo menos, mostrem as belas paisagens que Valezim tem...............................
ola
eu tambem sou descendente dos Britos de Valezim
Sou descendente do casamento de :
Manuel Valezim de Brito
com
Maria do Nascimento Barata ( natural do Paul )
Manuel Valezim era filho de :
Manuel Valezim de Brito( natural de Valezim )
com
Maria Ferreira ( natural Sobral / Casegas )
Enviar um comentário