sexta-feira, junho 27, 2008

Colocar Valezim no mapa

Não, não estou a falar de colocar Valezim no mapa da optimus, da Michelin, nem mesmo do Google. Isso já existe, até mesmo no nosso site. mas afinal de que raio estou a falar? estou a falar duma iniciativa que colocou a Lapa dos Dinheiros, no mapa de Portugal.
Esta semana quando recebi o guia da revista Visão, deparei-me com o seguinte texto sobre as Casas da Lapa:
"Um oásis requintado em plena reserva natural da Serra da Estrela. Numa velha aldeia de montanha, as Casas da Lapa oferecem muito mais do que seria de esperar - o design toma conta de todos os detalhes. Muita qualidade, muitissimo conforto e toda a hospitalidade, num ambiente reconfortante, perfeito para casais e jovens famílias. Sublinhe-se "perfeito"."
Esta foi apenas mais uma de muitas (boas) referências à terra vizinha e ao equipamento turistico aí construído. Hoje quase todos os potenciais turistas nacionais conhecem a Lapa ou as Casas da Lapa . É sem dúvida, de louvar iniciativas deste tipo. Ganha a freguesia, ganha o investidor, ganha a região!
E a nós que nos falta?
O que podemos fazer para colocar Valezim no mapa? Onde estão os investidores da nossa terra? Poderão iniciativas da administração publica marcar a diferença? Temos uma terra muito "bem arranjada", mas está a ficar sem gente, o que poderá atrair gente de fora, a visitar Valezim?
São muitas perguntas, para as quais cada um de nós poderá encontrar as mais variadas respostas. Ficam no entanto os factos: uma iniciativa de caracter privado colocou a Lapa dos Dinheiros nos melhores roteiros turisticos nacionais. Não fosse as aldeias de montanha que a Camâra de Seia inventou, sem investir nem falar com os interessados, e valezim nem aparecia no referido roteiro...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu já não vou tão longe em relação aos investimentos em Valezim.

Ja vou mais longe e falo no concelho de Seia.

Para meu espanto hoje li num jornal que um empresário de Seia comprou um edificio antigo em Coimbra, falando ele em recuperação para a area da restauraçao ou produtos regionais - areas em que já se dedica na Serra da Esrtela.

Será que no concelho não haveria nenhum empreendimento que este empresário podesse adquirir/construir contribuindo assim para um mais um passo o tão desejado desenvolvimento?

Serão as diferentes burocracias implantadas nos concelhos/areas reginais que levam os empresários a fugir de Seia?

Será o investimento/dedicação que as devidas entidades de exploração da Serra da Estrela aplicam (nenhuma!) que levam os empresários do concelho a investir em concelhos vizinhos?

Para muita pena minha, mas a verdade é apenas uma!! O interior está cada vez mais dotada ao abadono!!

Anónimo disse...

Já agora, e para quem não conhece, Valezim tem uma excelente quinta propicia ao investimento e que está à venda!

Chama-se Quinta da Cecilia!

Quem sabe alguém de fora não esteja interessado!