quinta-feira, abril 15, 2010

JOGOS TRADICIONAIS

Ando a lembrar-me deste:

cinco pinche
seis maria p'ro reis
sete navalhas e um canivete
oito biscoito
nove monópolio
dez esporada
onze bronze
doze à cusapada
treze encruzilhada
catorze todos a oferecer porrada

enviem outros, mesmo de tempos anteriores aos meus, coisas como o pelão, anel, raminho e outros.

5 comentários:

Anónimo disse...

E se fosse possível uma descrição de como funciona o jogo. Parece-me uma ideia bastante pertinente a preservação de uma raiz cultural vincada através dos jogos tradicionais que poderá, inclusive, perpetuar através da sua divulgação. Como professor de Actividade Física e Desportiva no 1º ciclo teria todo o gosto e prazer de realizar esses jogos.

Abraço.
Ricardo Gonçalves

Joana disse...

Assim de repente lembrei-me do "Futebol sem bola", e do "Garrafão".

Ja não me recordo de como se jogavam..... alguém ajuda?

Mas como o Ricardo diz, além de mencioná-los, seria interessante fazer um levantamento/descrição destes jogos e divulgá-los junto das crianças para quem hoje em dia, de jogos apenas parecem conhecer os do PC ou da playstation.

Vamos todos contribuir?

carla disse...

... e tambem jogavamos ao "mata",ao prego,ao sr barqueiro, a carica no muro da faia...realmente esta tudo muito diferente.e é pena porque se calhar os miudos se ainda tivessem esse tipo de actividades,talvez nem se tornassem tao violentos.Era realmente interessante voltar a relembrar isto tudo.Ate porque acho que nao so os miudos iriam gostar de brincar,mas tambem quem sabe nos os "grandes" voltariamos a ser um pouco crianças...

Carla

António Brito disse...

Caros,

aceito o desafio vou descrever com detalhe, desenhos se necessário alguns destes jogos, começando pelo "Cinco Pinche". Espero que façam o mesmo...
bjs e abraços,
AB

carla disse...

Entao e porque nao lançar o desafio de voltarmos a concretizar todas essas actividades,de maneira a promove las,dar lhes vida,e quem sabe cativar os mais novos?
Tem se realizado anualmente a ja "celebre" caminhada do CREV,porque nao incluir posteriormente algumas destas actividades?!

Carla