terça-feira, julho 19, 2016

DESABAFO...



Não tenho a prevenção de ser filósofo, nem politico nem Chico-esperto, muito menos  uma voz angustiada que clama no facebook…
Como já disse outras vezes, uma terra faz as pessoas e as pessoas fazem uma terra. Quando digo que sou de Valezim, não estou simplesmente a dizer onde nasci, mas a dizer de que massa sou feito, o ambiente que me moldou e que teve uma influencia tremenda na construção da pessoa que hoje sou.
Não creio que a distância não me deturpe a percepção, mas apenas me permita ter a amplitude suficiente do observador que do telescópico consegue olhar para a mancha e sem individualizar o papel de cada elemento, ter a visão do conjunto, da forma, da força e da representação que o todo consegue.
A homenagem a um dos seus, sem questionar a sua excepcionalidade, mas apenas porque é um dos seus deveria ser motivo o mais que suficiente para ser um momento agregador, mas não o é… todos no nosso mini universo egocentrista temos todos os mais variados, justificados e sectários motivos para nos virar-mos para dentro, nos partidarizarmos, nos segmentar-mos e nos tornar-mos menos e mais fracos. Nada aprendemos da lição fantástica do cardume e do poder que o conjunto pode ter perante o ataque do predador. Cada vez menos cardume, cada vez mais matilhas que lutam entre si, cada vez mais lobos solitários que tudo têm, mas aos quais o sabor da carne farta deixou de satisfazer. Orgulhosamente sós, sectaristas quanto baste, mais preocupados em defender pontos de vista, mais defensores da sua matilha do que de toda a floresta que a todos alberga e sustenta.
Ho Valezim, quando te vejo a passar… já nem te reconheço!

Desculpem o desabafo, mas quando vou a Valezim gostava de reunir com os amigos simplesmente porque os considero como tal sem ter que me preocupar se o que vai acontecer é mais próximo  dos A, dos B ou dos C. E já agora quero que saibam que quando me perguntarem de onde sou, vou continuar a dizer que sou de Valezim, terra da Ciência, sem cientistas mas farto de pessoas de bom senso. Não estraguem isso se faz favor. Bem hajam!

VALEZIM - 2º ENCONTRO DE CARRINHAS DE CAIXA ABERTA