quarta-feira, novembro 18, 2009

S. Martinho - Tocar os chocalhos


As tradições estão a renascer!

Este ano, em vesperas de S. Martinho, voltaram-se a ouvir os chocalhos pelas ruas da freguesia cujo objectivo foi manter viva a tradição da nossa aldeia.

É gratificante ver várias gerações envolvidas em acções que fazem parte da nossa cultura e identidade.
Fica o apelo para a maior participação da população nestes eventos, para que estas não caiam no esquecimento.




Fotos cedidas por André Gingeira

quinta-feira, novembro 12, 2009

Autarquias.org



O Autarquias.org é uma ferramenta disponivel on-line que tem como objectivo promover a participação activa e a colaboração de todos os munícipes e o poder local.

Assim se pretende:
- Alertar o Município para problemas encontrados (buracos na via publica, postes de iluminação caidos, etc..)

- Promover debates de assuntos pertinentes com outros cidadãos, questionar a autarquia sobre assuntos de interesse à Comunidade
- Criar petições cuja causa seja de interesse publico

pode faze-lo em
http://www.autarquias.org/pagina3.aspx?ID=621 (link directo para o Minicípio de Seia)


domingo, novembro 08, 2009

ROUBARAM-ME TUDO QUANTO TINHA

Poucos acreditavam que isto pudesse acontecer, ou então que pudesse acontecer desta forma. Vemos a nossa terra transformada num couto de caça de meia dúzia de larápios, e vemos a polícia a assobiar para o ar. Aliás a verdade é que em nem vemos a polícia e quando a vemos é na caça à multa!
Entre um pavoneante passeio pela Av. 1ª de Maio em Seia, uma multa de estacionamento a um carro que não atrapalha ninguém, uma operação stop, ou uma operação de investigação aos larápios, certamente quem de direito exclui esta ultima.
Quando éramos mais pequenos fomos criando a ideia, que os polícias são aqueles que perseguem e prendem os maus, os ladrões! Agora que somos crescidinhos e já não acreditamos no Pai Natal, sabemos que não é assim. Vivemos num país onde há um sistema de justiça que não funciona. Há uns quantos que se sabem organizar muito bem, invocam interesses corporativos, defendendo apenas o que lhes interessa, e apadrinhando um muito perro e que cumpra todos os objectivos, menos o de fazer justiça. Neste mesmo pais tem mais vantagem ser ladrão que ser polícia. Desgraçado do polícia que dê um tiro a um ladrão que anda é roubar. É triste mas é assim! Temos dois caminhos: ou somos uma cambada de conformados chorosos, ou somos defensores convictos daquilo que deve ser feito para minimizar os erros deste sistema que nos sufoca. Alguém tem que decidir o que os guardas da GNR devem fazer, e é nosso dever condicionar essa decisão. Vamos fazer pressão sobre quem decide, para que quando tiver que decidir entre enviar uma patrulha na caça à multa a quem anda a trabalhar, ou vigiar os larápios, tenha a sua decisão facilitada.



Este é o rosto da desilusão. Toda a vida foi pastor, a única coisa que saber fazer é guardar cabras, a única coisa que lhe trás alegria e sentido è sua vida é guardar cabras, é por isso que o titulo deste post não tem nada de exagero: “Roubaram-lhe tudo quanto tinha”. Já o disse e repito-o, se este homem se render e conformar com a situação, não ficará por cá muito tempo.
Já depois de escrever as primeiras linhas soube do novo assalto: agora foram chocalhos. Em tempos idos a solução para tudo isto seriam sinos a rebate, mas para ridículo da situação, até já esses roubam!. Passaram-se mais coisas (tristes) neste país “pequenininho”, apareceram por aí varas de criminosos poderosos que nunca são acusados de coisas nenhuma, e se esses são intocáveis, parece que já nem os ladroezecos o são.
A GNR depois do abaixo-assinado, tanto quanto sei, passou de invisível a visível, já não é mau!

IC37 ligará mesmo Viseu a Seia ? mas por onde?

Na última edição da Porta da Estrela ( 20 de Outubro) vem uma notícia que me deixou um pouco intrigado.... ou talvêz não ... se tiver em conta as acções( geitinhos) dos lobies e as influências politicas que já vamos estando habituados a ver manobrar os cordelinhos para chegar a brasa à sua sardinha. Diz Dr Fernando Ruas na Porta da Estrela: '' O presidente da Câmara de Viseu exortou a Estradas de Portugal a avançar rapidamente com a construção do IC37, entre Viseu e Seia, que será alternativo à EN231,'' para mais adiante referir:«Já fui a reuniões com o actual secretário de Estado onde era feita toda a explanação de como seria a malha viária naquele 'interland' que vai daqui de Viseu até Oliveira do Hospital, Serra da Estrela e não vemos nada avançar», Afinal em que ficamos?A IC37 vai mesmo ligar Viseu a Seia ou será, mais coisa menos coisa, Viseu a Oliveira do Hospital para seguir para a Serra da Estrela? Muito estranho este trajecto que deve ter sido cozinhado por algum politico em Lisboa que até tinha obrigação de conhecer bem região! Já me estou a ver ir de Seia a perto de Oliveira do Hospital qundo quiser ir para Viseu numa via mais segura, sim porque restará sempre a velhinha EN231 para que as aldeias e vilas não fiquem desertas .... Isto de vias rápidas e auto estradas tem muito que se lhe diga !Só espero que os novos autarcas de Seia estejam atentos e não deixem comer-lhe as papas na cabeça!

Antonio José Nunes Figueiredo