quarta-feira, setembro 30, 2009

DEBATE DOS CANDIDATOS À CMS

A tecnologia traz-nos destas coisas. Hoje quando perdemos aquele programa de rádio que tanto queríamos ouvir, já não é uma desgraça. Grande parte das rádios já dispõem de um arquivo vasto de programas de rádio para ouvir no computador ou descarregar para os famosos leitores de mp3.
Na garantia que o próximo Presidente da CMS será um professor, é sempre interessante ouvir aquilo que os candidatos à Câmara Municipal de Seia defendem e as mensagens que querem passar aos eleitores. A iniciativa decorreu no passado dia 29 entre as 13 e as 14 horas numa sala do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE). O moderador foi o jornalista Álvaro Coimbra




Oiça o debate na Rádio (([Podcast])).

terça-feira, setembro 08, 2009

O CISE ACTIVIDADES de OUTUBRO


Em tempos falei do CISE e da importância que eu julgo que iniciativas como estas têm para o interior. Para quantos não sabem das suas iniciativas aqui fica o programa de actividades para Outubro:




www.cise-seia.org.pt

O DESERTO

Um ministro que aprecio particularmente dizia em tempos que a margem sul era um deserto, o interior também o é, e Valezim não podia escapar... Mas de repente sem ninguém perceber como, tudo voltou à normalidade:




quinta-feira, setembro 03, 2009

As Alminhas de Valezim


Ao recordar o tempo em que passava pelas Alminhas e tinha que rezar uma Avé-Maria e um Pai Nosso sem saber muito bem qual o motivo, e levada também pelo facto de existirem alguns desses pequenos monumentos em Valezim, decidi fazer uma pequena pesquisa sobre o que de facto são as Alminhas e o seu significado.





Embora já os os Gregos, os Celtas, os Romanos erguessem pequenos monumentos junto dos caminhos e encruzilhadas, com o objectivo de proteger os viajantes, as Alminhas como hoje as conhecemos surgem no seculo XVI, após a Igreja reafirmar dogmaticamente a existência do Purgatório, facto que despertou nos cristãos diversas manifestações de fé com vista à salvação das almas em sofrimento: orações, missas, esmolas, etc...

Adquirem formas diferentes conforme a região e os materiais existentes, indo desde a mais simples cova escavada nas rochas aos belos trabalhos com rigor e beleza, que abrigam pinturas e painés de azulejos que retratam o Purgatório, representado por uma fogueira e pelas almas pecadoras que, envoltas em chamas, erguem as mãos suplicando clemência a Jesus Cristo Crucificado, a Virgem Maria, o Espírito Santo em forma de Pomba, etc, e pedem também às pessoas que por ali passam que rezem por elas.


"Ó ALMAS PIEDOSAS
QUE IDES PASSANDO,
LEMBRAI-VOS DE NÓS
QUE ESTAMOS PENANDO"

"Ó BOM JESUS, PELOS MÉRITOS DA VOSSA PAIXÃO
E MORTE NA CRUZ TENDE PIEDADE DE NÓS
E DAS BENDITAS ALMAS DO PURGATÓRIO"


Estes humildes monumentos são uma das expressões da arte popular portuguesa que mostram a religiosidade do nosso povo - são pequenos altares onde se pára um momento para deixar uma oração, com maior implantação no Norte e Centro de Portugal.
Erguidos em caminhos, encruzilhadas, pontes e nas entradas e saidas das povoações e por vezes nas frontarias de casas, as Alminhas eram respeitadas e veneradas por todos quantos por elas passavam.






Ficam imagens de dois desses singelos monumentos existentes de Valezim,
que mesmo o estado de conservação dos paines de azulejos não sendo o melhor, o que é de lamentar, têm algum valor cultural e religioso para a nossa terra.
As primeiras são das Alminhas da Calçada de São Domingos e as segundas das Alminhas da Rua da Escola. Existem outras no antigo caminho para a Lapa dos Dinheiros.