terça-feira, março 31, 2009

CISE - Mata do Desterro com percursos Pedrestres

Foram apresentados publicamente pelo CISE, no dia 21 de Março - Dia Mundial da Floresta - 3 percursos pedestres na Mata do Desterro.
Este projecto tem como objectivo a conservação da natureza dando a conhecer a flora e fauna local, a geologia, bem como sensibilizar a população para as questões ambientais.


A Mata do Desterro, localizada em S.Romão, na margem esquerda do rio Alva, tem uma área de 136 hectares de floresta, é propriedade da EDP, mas cuja gestão foi cedida à Câmara Municipal de Seia.

Foram dados a conhecer 3 percuros diferentes, devidamente sinalizados, cuja durabilidade é entre os 45 minutos e as três horas numa extensão de 15 Kms.
Todos têm um baixo grau de dificuldade, podendo por isso ser efectuados por qualquer pessoa.

Podem ser apreciados 3 habitats caracteristicos da região - florestais, ribeirinhos e matos - onde serão encontrados paineis explicativos que ajudaram a compreender a paisagem e conhecer elementos que os caracterizam.


É deste tipo de Projectos que a Serra da Estrela necessita para mostrar que a Serra não é apenas uma estrada de alcatrão que nos leva até à Torre.


Parabens CISE!


No entanto...... de salientar a fraca, ou quase inexistente, informação destes percursos no site da entidade.

quarta-feira, março 18, 2009

Quaresma


Como estamos na Quaresma deixo duas belas imagens do Sr. dos Aflitos.
Uma das muitas reliquias de arte sacra existentes em Valezim.

Dia do Pai

Amigos,

Amanhã é dia do Pai.
Para aqueles que ainda o podem beijar amanhã e para os outros que embora não podendo fazê-lo, o relembram com carinho, deixo este poema como forma de lhe agradecer.
Para o meu: amo-te Pai!

Pai, Entrei na tua vida de repente e não imaginava que seria tão feliz.Ainda era uma criança e você se encantava com minha doçura e inocência.Irritava-te com as travessuras, mas nunca fiquei sem teu carinho e proteção.Tantas vezes te aborreci e tuas palavras me acompanhavam nos teus conselhos.O tempo passava e você sonhava com o meu futuro.Ficava triste quando você me negava um pedido e não conseguia entender que tua decisão era a melhor.Minha voz trêmula quase não saía, quando o teu olhar severo me seguia.Despertava a vontade de conversar contigo Pai, mas o receio tomava conta de mim.Eu cresci Pai e agora compreendo como é bom ter você ao meu lado.Só agora reconheço tudo o que fizeste por mim.Teus sermões me acompanham até hoje e me ajudam a pisar firme no caminho que tu buscaste para mim.Hoje é teu dia Pai e quero apenas que sintas o quanto és importante em minha vida!

Tatiane da Silva Santos

terça-feira, março 17, 2009

Tudo passa, mas ao lado!

Confesso que nunca entrei em "discussão" em qualquer blogue que exista. Mais, já tentei criar um e as minhas tentativas sairam goradas. Finalmente encontrei um blogue onde acho que poderei dar azo a algum sentido critico a propósito desta nossa terrinha. Sim nossa, pois já me considero como parte integrante desta freguesia onde tudo passa mas ao lado.

Quero desde já felicitar o meu amigo por ter criado este blogue onde qualquer pessoa no anonimato ou não, poderá dar largas à sua criatividade e espirito critico. É então nesta base que me proponho hoje, e sempre que o tempo e a ocasião o permitam, contribuir para que o mesmo seja dotado de novas ideias, debates e noticias.

Como toda a gente sabe a origem da palavra Valezim é proveniente do termo latino Vellcinus, que significa pequeno vale. Pequeno mas dotado de pessoas e supostos líderes que querem o bem do mesmo. Sim, supostamente parece que o querem mas, como diz o amigo Tó-Zé "Gato" a vontade não parece ser muita pois até num simples blogue, local de debate de ideias a actividade é diminuta. Contudo amigo, a distância que por vezes separa o valesinense da terra dá origem a que seja mais fácil enviar mensagens de que nada se faz por aqui do que debater as ideias quando se visita a terrinha. No entanto concordo com a opinião de que ninguém, incluindo a juventude quer gastar tempo com estas coisas de debates sejam eles feitos por esta via ou outra.

É um facto. Mas eu pergunto: valerá a pena querer saber da religião, da politica e outros assuntos que exigem raciocinios mais elaborados nesta terra?

É minha opinião que não. E, não estou a ser negativista. Veja-se por exemplo: a comissão da igreja pelo que se ouve por aí, anda dividida (aliás até houve bons lideres nesta que renunciaram a mais um possivel mandato). Porque será? Será grave? O elenco da Junta parece que também não se candidata. Porque será? Bem, quanto a esta última não me pareceria mal pois, pese embora sejam pessoas sérias não temos visto obras de vulto neste mandato. Mas, mais uns euritos a mais no orçamento e, com a crise que estamos a atravessar dão sempre jeito. A propósito desta última são precisamente 22h e ainda não temos água! Sim água!!! É de facto necessário efectuar limpeza ao depósito mas, será que desde as 17h até agora o mesmo ainda não tenha acumulado 10 ou 15 m3 do precioso liquido?

Hoje até a água nos passou ao lado! Já para não falar no Centro de dia e na Etar.

E o protocolo com a C.M. Seia e esta junta de freguesia sobre os viveiros?

Não temos o Magalhães como o Sócrates mas temos jardins...

Assim vai o País e Valezim.

Tudo nos passa ao lado!



Saudações.

domingo, março 15, 2009

Nada se passa em Valezim?

Quando criei este blog, era minha intenção criar um espaço de discussão, onde se falasse de Valezim, da Serra da Estrela, do interior, deste nosso país e de tudo o que diz respeito à nossa terra. É isso mesmo que pretendo transmitir na mensagem do inicio do blog.
Devo reconhecer que a minha esperança que este fosse um blog muito activo, era pouca, mas estava à espera de mais e melhor. A malta mais nova "está n'outra", nem quer gastar tempo com estas coisas. Não querem saber da politica nem dos políticos, nem de religião, nem de coisas que obriguem a raciocínios mais elaborados, muito menos ter que materializar qualquer ideia ou opinião num texto escrito. Muito mais fácil e interessante é trocar umas mensagens da treta, ou umas fotos do telemóvel no Hi5, ou noutro idêntico, com alguém que desconhecem completamente e que na realidade nem lhes diz absolutamente nada. Do pessoal da minha idade, e de todos aqueles mais velhos que eu e que até aderiram a isto da Internet, devo reconhecer que esperava mais.
Desde algum tempo alterei as permissões do nosso blog. De um formato de publicação directa dos comentário, passamos para a moderação dos mesmos. Na origem disto esteve a recepção de algumas mensagens menos próprias. Tenho sempre a tentação de confundir anonimato com falta de coragem, ou mesmo cobardia. Mal de quem tem vergonha que os outros saibam o que pensa...
Mas poderá nem sempre ser assim, pode ser apenas ignorância , fica o beneficio da duvida.
Foi assim que me chegaram duas mensagens:
"Há meses que os Valezinenses não dão noticias da Terra no seu Blog, gostava de saber porquê? Não sou de Valezim, mas tenho lá Familia e gosto da Terra,"
"Gostava de saber o que se passa com o Blog de Valezim? Há vários Meses que não dá sinal de vida! Fechou, ou não há notícias? se não Há noticias, pelo menos, mostrem as belas paisagens que Valezim tem..............................."
Serão estas as ultimas mensagens anónimas que publico no blogue.
Fica o desfio: Não há nada que mereça o vosso comentário? Enviem-me os vossas opiniões e eu publica-las-ei! Enviem noticias. Por menos interessantes que vos possam parecer, quem está fora agradece.
Feliz Primavera.